quinta-feira, 15 de novembro de 2007

O que há de novo

A Bovespa Holding, dona da Bolsa de Valores de São Paulo, abriu o capital e já não é mais uma instituição sem fins lucrativos. O último grande passo de abertura em direção ao mercado internacional foi dado recentemente com o lançamento de ações em bolsa. Com isso, a Bovespa se consolida como principal mercado de valores da América Latina e, ao mesmo tempo, inaugura uma perspectiva repleta de desafios nesse percurso de profissionalização e busca de capitais de todas as partes do mundo. Além disso, a abertura do capital permitirá à Bovespa converter-se em um dos principais protagonistas da atual fase de consolidação mundial no setor de empresas que administram mercados de valores.http://wharton.universia.net/index.cfm?fa=whatshot&language=portuguese
Finanças e InvestimentoQuo vadis, empresa espanhola?Atualmente, empresas espanholas como a Zara (Inditex), Telefónica e Santander não precisam de carta de apresentação. No entanto, nem sempre foi assim. Nos últimos dez anos, a Espanha passou de país receptor de investimentos a país que investe cada vez mais no exterior. Tanto é que a Espanha hoje aparece em oitavo lugar na lista dos maiores investidores do mundo, à frente do Canadá e do Japão nos últimos dois anos. O Círculo de Empresários (Espanha) e a Wharton avaliaram a situação da empresa espanhola no contexto global e publicaram recentemente o Anuário 2007 sobre a Internacionalização da Empresa Espanhola. O Universia-Knowledge@Wharton conversou com dois de seus autores e pediu-lhes que discorressem sobre os sucessos e os desafios passados, presentes e futuros da internacionalização.http://wharton.universia.net/index.cfm?fa=viewArticle&id=1436&language=portuguese
Inovação e EmpresaJohn Davis: "Às vezes, na empresa familiar, é melhor que o CEO seja de fora"Avô fundador, pai gastador, filho mendigo. Essa máxima sintetiza o problema que enfrentam todos os dias as empresas familiares no momento da sucessão. Destas, somente 30% chegam à segunda geração, e apenas 15% à terceira. Conseguir sobreviver a mais de dez substituições, como é o caso da companhia holandesa de bebidas De Kuyper, tornou-se uma façanha. Para que esses dois exemplos de sucesso ocorram com mais freqüência, John Davis, tido como um dos maiores especialistas mundiais no assunto, esteve recentemente na Espanha a convite da HSM, empresa organizadora de fóruns de gestão, e se dispôs a conversar com a Universia-Knowledge@Wharton sobre alguns segredos que podem ajudar as famílias a enfrentar os desafios que ameaçam sua sobrevivência.http://wharton.universia.net/index.cfm?fa=viewArticle&id=1434&language=portuguese
TecnologiaO futuro do software: Internet e desktop integradosAs últimas semanas foram muito agitadas para a Adobe Systems, Microsoft e Google. Todas as três divulgaram planos de novas tecnologias voltadas para a mais recente visão sobre o futuro do software — a associação de características de aplicativos de Internet ao software do desktop, criando um modelo híbrido com o melhor dos dois mundos. Na verdade, a questão hoje não é tanto se esse modelo de desktop com Internet, ou desktop/webtop, será ou não adotado, e sim qual empresa propiciará a melhor plataforma para sua implantação. A Knowledge@Wharton avalia as oportunidades e as limitações desse novo enfoque.http://wharton.universia.net/index.cfm?fa=viewArticle&id=1433&language=portuguese
MarketingGerentes de marca dão cartada arriscada: ganhar o mundo sem perder o mercado localPara os profissionais de marketing, a Internet muda tudo — e nada ao mesmo tempo. Ela permite, por exemplo, que as empresas cheguem imediatamente aos consumidores de diferentes países e adaptem suas mensagens a eles com base na idade dos grupos-alvo, hábitos de compras e outras informações. Contudo, não exime essas empresas do desafio constante de erigir marcas inconfundíveis e longevas. Por ocasião da Conferência de Marketing de 2007 da Wharton, os participantes de um painel intitulado “Como ganhar o mercado mundial sem perder o mercado local: problemas e desafios”, debateram as possíveis armadilhas de um marketing global. Um segundo painel discutiu novas estratégias de mídia e a eficácia ainda hoje dos meios de comunicação tradicionais.http://wharton.universia.net/index.cfm?fa=viewArticle&id=1432&language=portuguese
Finanças e InvestimentoEstoques de commodities voláteis geram novas formas de lucros aos investidores
O petróleo está perto de 100 dólares o barril em grande parte por causa da expansão econômica da China. A demanda pelo etanol está empurrando os preços para cima. Os preços da soja estão subindo porque muitas lavouras do produto foram substituídas por plantações de milho. Em suma, os preços das commodities estão subindo no mundo todo provocando fortes mudanças nos mercados futuros de commodities. Uma nova pesquisa feita por Gary Gorton, professor de Finanças da Wharton, em parceria com dois outros pesquisadores, mostra que os preços correntes (spot) e futuros são bons indicadores de níveis baixos de estoques, o que pode resultar em ganhos substanciais aos investidores. A pesquisa aparece em um estudo intitulado “Elementos fundamentais de retornos de futuros de commodities”.http://wharton.universia.net/index.cfm?fa=viewArticle&id=1430&language=portuguese
Inovação e EmpresaEmpreendimentos globais: expedientes burocráticos simples podem fazer uma enorme diferençaOs empreendedores adoram se queixar dos empecilhos e das demoras criadas por burocratas. Os funcionários do governo, dizem, são lentos, não têm expediente e se preocupam apenas em obedecer às regras e bater o ponto às 16h e 45 min. Contudo, em um estudo sobre empreendedorismo global, Raffi Amit e Mauro Guillén, ambos professores de Administração da Wharton, constataram que um expediente burocrático simples, porém inteligente, é fundamental para a determinação do nível de empreendedorismo de um país.http://wharton.universia.net/index.cfm?fa=viewArticle&id=1431&language=portuguese
-------------------------------------------------------------------------------
Ajude a difundir o ConhecimentoSe você conhece pessoas que possam estar interessadas nesses artigos, por favor, reenvie-lhes esta mensagem. O boletim de notícias do Universia Knowledge@Wharton é um serviço gratuito do Universia (http://www.universia.net) e da Wharton School (http://www.wharton.upenn.edu/) da Universidade de Pensilvânia. Universia Knowledge@Wharton lhe oferece a possibilidade de acessar o conteúdo completo dos artigos desta lista no endereço:http://wharton.universia.net/Para qualquer tipo de comentário sobre os artigos, acesse a página:http://wharton.universia.net/index.cfm?fa=feedbackSe não deseja receber novamente o boletim de notícias, acesse a página:http://wharton.universia.net/user/index.cfm?fa=Unsubscribe pesquisado pelo klynger levyr

Nenhum comentário: