terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Empresas garantem ações de publicidade durante a folia!


O carnaval brasileiro, conhecido como a maior festa popular do mundo, é também o maior atrativo de investimentos de grandes empresas. Nos bastidores da folia, elas promovem numerosas ações de marketing para fortalecer as marcas, seja em sambódromos e blocos carnavalescos, seja em praias – afinal, há quem prefira descansar no litoral a sambar neste época.


A Bahia é um dos estados que mais atrai a atenção de investidores nesta época do ano. Em 2008, apenas no Pelourinho, em Salvador, o Banco Itaú investiu R$ 1,6 milhão e a operadora de celular Vivo, R$ 1 milhão. Já a Petrobras entrou com apoio social de R$ 2 milhões, patrocinando os blocos afros. Pensando nessa visibilidade, a Kibon também investe no carnaval baiano. Pelo sexto ano consecutivo em Salvador, a marca patrocina dois trios elétricos. "Essa é uma oportunidade para a marca se aproximar dos consumidores e oferecer diversão em um dos acontecimentos mais importantes do País", diz Patrícia Borges, gerente de marketing da linha picolés da Kibon. Segundo ela, cerca de 7,5 mil unidades serão distribuídas para os foliões.

No Rio de Janeiro, a principal ação da Kibon será o lançamento do sorvete em massa da linha Frutare, que pela primeira vez na história da marca sai do palito para a versão pote. No sabor coco, a novidade será distribuída ao público em um dos camarotes da Sapucaí. Já o principal ingrediente de drinques e coquetéis desenvolvidos por barmen no espaço "Bar Kibon – Copacabana", serão os picolés de fruta.


De acordo com a gerente de marketing da linha de potes da Kibon, Tatiana Carvalho, a marca fabricou quatro mil potes de 490 ml para os desfiles da Sapucaí, o que totaliza duas toneladas de sorvete. "Escolhemos o sabor coco por ser o mais vendido dentre todos os sabores da linha de picolés", diz.


Ainda no carnaval carioca, a lanchonete Bob's marca presença como a rede oficial de fast-food com 50 pontos-de-vendas e 1,5 mil funcionários. A expectativa é de que sejam vendidas 6 mil toneladas de carne, duas toneladas de queijo e 8,5 toneladas de pão.


Ao contrário do Bob's, que atua no carnaval carioca há 14 anos, a rede KFC estará presente pela primeira vez na Sapucaí. Ao todo, serão mobilizados 80 funcionários. A empresa prevê que sejam consumidas só no carnaval cerca de 4,5 mil unidades de copos de bebidas, 1 mil embalagens de batata frita, 1,2 mil sanduíches e 1,5 tonelada de frango.


Gerenciada pela mesma empresa do Bob's – a Brazil Fast Food Corporation (BFFC) – a rede de lanchonetes possui quatro unidades no Rio de Janeiro. Segundo o gerente geral da KFC, Fabiano Lima, a idéia é fortalecer a marca, dando início à retomada do crescimento no Brasil. "Temos um importante plano de expansão para este ano, inclusive de voltar a atuar em São Paulo. Participar de um evento grandioso como esse dá visibilidade."


Em São Paulo, a magia dos perfumes invadirá o Sambódromo com a escola Rosas de Ouro. A agremiação tem o apoio da Parfums de France para um dos carros alegóricos. O enredo da escola é "Rosassência – O eterno Aroma". Frascos em tamanho gigante farão parte do desfile.


Nos bastidores do carnaval paulista, várias empresas também se destacam com ações de marketing. É o caso do grupo de alimentos General Mills, detentor das marcas Häagen-Dazs, Frescarini, Forno de Minas e Nature Valley. De acordo com o gerente de marketing Marcos Scaldelai, este ano a empresa distribuirá 1,2 tonelada de sorvete para convidados de um camarote, além de atuar também nas festas de Salvador e Rio de Janeiro. "Atenderemos 35 mil pessoas com sorvete e drinques."


Quem passar o feriado no litoral paulista poderá conferir a campanha feita pela multinacional Dr. Oetker. Doze cidades foram escolhidas para a ação de marketing, entre elas, Santos, Guarujá e Ubatuba. Serão oferecidos aos consumidores o VitaminaShake, uma das apostas da empresa como opção rápida de alimentação durante o carnaval e verão. "Escolhemos o litoral porque sabemos que as praias atraem pessoas que gostam de novida-des", diz a gerente de produto, Letícia Barabba.







Post: Isabelle Cardoso