terça-feira, 8 de janeiro de 2008

CONTRA A "DECOREBA"


O ESTADÃO, Quarta-Feira, 05 de Dezembro de 2007

QUEM DECORA ESQUECE

Resultado do Pisa divulgado ontem mostra que 61% dos alunos brasileiros estão abaixo ou no pior dos 6 níveis de desempenho em ciência determinados pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ao dividir por área de conhecimento, a avaliação evidencia que os brasileiros tiveram melhor desempenho em biologia, deixando outras áreas, como astronomia, ainda com piores resultados.


Em uma escala de 800 pontos, 390 foi a nota do Brasil em ciência no Pisa, o que rendeu ao País o nada honroso 52º lugar entre as 57 nações que participaram da avaliação. O Brasil ter ficado no pior nível de desempenho representa que 33,1% dos estudantes que fizeram a prova têm conhecimento científico muito limitado e só conseguem elaborar explicações científicas óbvias ou seguidas de informações já evidenciadas. Entretanto, o Pisa traz outro dado crítico: 27,9% dos alunos nem sequer atingiram tal escala, pois tiveram desempenho abaixo do nível 1.O especialista em física explica que faltam professores formados para dar aulas que motivem os alunos a aprender. "Uma coisa é o aluno ser capaz de olhar para o céu e entender as razões que fazem o Sol nascer no leste. Outra é o professor fazê-los decorar os nomes dos planetas, sem relação alguma com a vida prática."


O ESTADÃO, Quinta-feira, 5 de Fevereiro de 2004

Novo secretário quer currículo para residência médica
Professor da Unifesp assume comissão ligada ao MEC e diz que tentará também garantir supervisão regular na assitência médica

“Lopes disse que a seleção dos candidatos a residência também passará por mudanças. Ele quer um modelo de seleção que contemple o saber e não a decoreba . O professor não detalhou as medidas que pretende tomar para implementar as mudanças.”

O ESTADÃO, Terça-feira, 12 de Novembro de 2002

Enem tem o pior resultado em cinco anos

"Queremos acabar com a história da decoreba , disse Paulo Renato (Ministro da Educação). Mas, entre o objetivo traçado nos gabinetes de Brasília e a realidade do País...”


Porém, é visível que alguns professores que ainda adotam o método da 'decoreba" "sequer abrem" os jornais. "Percebam que não sou eu quem está dizendo isto", são os jornalistas do ESTADÂO.
Post Rolens