sábado, 17 de novembro de 2007

RECAPITULA 2!




ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA: HENRY FORD



Aperfeiçoamento e mecanização (esteira móvel) do sistema criado por Taylor.
1913- proibição do uso do cronômetro (pelo estado americano)
1914- Ford cria a linha de produção


- Características do Fordismo:


* Crediário: atrair o consumo (até p/ os próprios operários)
* Introduziu o marketing como nunca antes
* Aumentou os salários a padrões desconhecidos
* Reduziu a jornada de trabalho para 8 horas
* Criou a Produção em Massa, a Verticalização (extração da matéria-prima até a comercialização do produto) e o 'just in time' (não existe estoque, você produz o que vende)
* Criou o trabalhador Ford (sob vigilância: hábitos dentro e fora da empresa)

- Princípios:

Intensificação: maior velocidade possível = linha de montagem
Economicidade: menor tempo possível,
sem empaco de produção ('just in time')
Produtividade: máximo de produção no menor tempo




Taylor & Ford, dupla dinâmica..



Post: Anne Caroline

4 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o recapitula:DD
Espero q vc faça de todas as teorias!!

Bjus

Maria José Oliveira

Anônimo disse...

huHAUHahuHAUHauhUHAUhaHuhauHAhauhuhUHAUhuhUHUhauhUHAUHuuhUHAUhuHAUHuUHAUhahUAHuhauhUAHUahuHAUHauhuaHUhuHAUHAuhUHAUHAUHauhuaHUhauhUHAUHauhauH




anne

Anônimo disse...

Lembrando que esse mesmo modelo, que na epoca dos Anos Dourados (1950 e 1960) teve seu ápice.. foi a causa do seu declinio.

Apos os choques do petroleo, e PRINCIPALMENTE a entrada dos japas no mercado automobilitico (TOYOTISMO), por volta da dec. de 70, entra na sua principal crise.. E sua produção em massa, passa a ser substituido pela produção enxuta ( caracterizada incialmente por causa da enorme falta de recursos, impedindo a produção em massa)

hohohoho..

Anônimo disse...

essa parte do 'caracterizada inicialmente por causa da enorme... massa' era por parte do pessoal da toyota.
Pra te ver como as coisas são, te vira com o que tu tens, maximiza, que pode sair modelo.

=P